Social Media e seu reflexo sobre as marcas

Social Media e seu reflexo sobre as marcas

O dia 30 de junho ficou conhecido como “O Social Media Day”, uma homenagem ao impacto e revolução que as mídias sociais provocaram e ainda provocam na sociedade. Muitas pessoas ainda se recordam como era a vida antes da criação das mídias sociais, mas uma nova geração já nasceu com seu perfil nas mídias sociais.

Por mais que nem todas sejam muito usadas o tempo todo, o fato é que as Mídias Sociais vieram para ficar. E novas mídias surgem com o objetivo de conectar pessoas independente da distância física que exista entre elas.

Mas elas não servem apenas para conectar pessoas, elas são cada vez mais utilizadas para divulgar marcas, empresas, estreitar relacionamento com consumidores e conquistar novos clientes. Facebook, Instagram, YouTube, Twitter, LinkedIn, cada uma dessas redes sociais apresenta particularidades, funcionalidades e aplicações específicas, mas todas têm um objetivo em comum: promover a interação dos usuários no mundo virtual.

As mídias sociais não provocaram apenas uma transformação na maneira como as pessoas trabalham suas relações interpessoais, mas também permitem que marcas e empresas mantenham um relacionamento mais próximo e humanizado com seus clientes. Elas chegaram para democratizar ainda mais a divulgação em massa, até então monopolizada por mídias como TV, rádio e o tradicional marketing offline (anúncios em jornais, revistas, outdoors, entre outros materiais). Sem contar que o investimento em TV é muito mais alto do que em plataformas como o Facebook Ads, Instagram Ads e Linkedin Ads.

Mas para uma empresa se destacar nas redes sociais, não basta apenas investir em anúncios pagos. É importante gerar conteúdo de valor, de qualidade para atrair a atenção dos seguidores e conquistar o tão almejado engajamento. Antes de produzir e publicar um conteúdo, é importante se perguntar: Esse conteúdo pode contribuir para a aumentar minha audiência?