Storytelling: engaje seus clientes por meio de histórias genuínas

Storytelling: engaje seus clientes por meio de histórias genuínas 

Imagina atrair e conquistar os seus clientes através de histórias? As técnicas de storytelling permitem construir uma marca forte por meio da emoção transmitida no decorrer da narrativa, atraindo e estreitando os laços com a sua audiência.

Storytelling é a estratégia de contar histórias para se conectar com o público e transmitir uma mensagem de forma eficaz e, preferencialmente com emoção para promover conexões. Trata-se de uma ferramenta muito importante para tornar os seus conteúdos mais atrativos e gerar identificação com os públicos de interesse.

Mas como colocar essa estratégia em prática? Uma agência experiente como a ADS é  capaz de analisar e compreender os anseios dos seus clientes para então propor estratégias eficazes de storytelling, que ressoem com o seu público-alvo.

Neste artigo, vamos apresentar algumas técnicas de storytelling que devem ser aplicadas nos vários formatos e canais.

1. Defina uma mensagem

O storytelling é composto por mensagem, ambiente, personagem e conflito. É como se fosse uma história de conto de fadas com final feliz, ou seja, retrata-se um problema ou uma dor e ao final encontra-se uma solução. A narrativa visa impactar de forma positiva os clientes, lembrando que a mensagem deve refletir os valores e o propósito da sua empresa. Desta forma, os clientes vão se identificar com a história narrada e criar uma conexão positiva com a marca.

2. Compreenda o que seu público busca

Para poder criar um vínculo com o público a partir do seu storytelling, é preciso entender o que ele busca em uma marca. Quais são os seus valores e necessidades? Quais são os tipos de conteúdo que ele consome?

3. Diversifique os formatos dos conteúdos

As técnicas de storytelling podem ser aplicadas em múltiplos formatos e canais, com diferentes objetivos, como por exemplo: apresentação da marca, vídeos institucionais e de produtos, cases de sucesso com clientes, campanhas promocionais (anúncios, e-mail marketing, redes sociais etc), páginas de produtos e serviços.

4. Conte sua história

Uma forma de gerar identificação com o público é começar pela história do seu negócio. Explore o storytelling e compartilhe, por exemplo, a origem da sua empresa, a criação da sua marca, apresentando as motivações, objetivos e acontecimentos marcantes por trás da sua criação.

5. Desenvolva conteúdos autênticos

Conte suas histórias através de narrativas verdadeiras, que ressaltem os valores e a essência da marca. Histórias genuínas têm mais chances de cativar o consumidor e conquistar a sua confiança.

6. Aposte em narrativas dinâmicas

Crie ritmo em suas histórias, foque em ações e no desenvolvimento dos personagens. Isso é essencial para atrair o interesse do público e incentivá-lo a se engajar com a marca.

7. Explore as emoções do público

Para se conectar com o público é preciso acionar as suas emoções. Por isso, aposte em   histórias envolventes, que despertam os seus sentimentos, sempre buscando humanizar a sua marca.

Se a sua empresa busca uma estratégia eficiente para produção de storytelling, fale com o nosso time de especialistas.