By ADS Comunicação Corporativa
Se te dissessem que em um ano o mundo viveria um cenário avassalador, ocasionado por uma pandemia que obrigaria todas as pessoas a reverem os seus conceitos, inclusive no que diz respeito à forma tradicional de trabalho nas empresas, passando pela relação com parceiros e impactando diretamente na tratativa com o público final, você acreditaria?
Provavelmente não! O ano de 2020 surpreendeu a todos e será eternamente lembrado pela crise decorrente da disseminação da Covid-19, que obrigou pessoas de todas as nacionalidades a ressignificar seus padrões e estilos de vida.
No universo corporativo foram muitas mudanças abruptas, desde demissões, falências, reorganização de espaços físicos, paralisação na produção, crise econômica e política, e reformulação de processos de higienização de ambientes.
Sem contar as mudanças na comunicação com videoconferências e lives e o reforço ao e-commerce e marketplace, saídas viáveis e promissoras para manter os negócios.
Em meados de março, mês em que os primeiros decretos de quarentena foram publicados no Brasil, entidades do setor de comércio eletrônico já chamavam atenção para o aumento substancial no número de vendas pela internet, que chegou a registrar alta de 40%.
Claramente a pandemia mudou os hábitos de consumo e evidenciou a importância de toda escala produtiva das empresas, da necessidade de encontrar soluções que atendam às novas expectativas do público e, principalmente, como aproveitar o momento para estabelecer ou fortalecer a relação de confiança com o cliente.
Num momento de tantas incertezas, a única evidência que podemos destacar é que os aprendizados deste período serão muito reverberados no mundo pós-pandemia.
A crise da Covid-19 continuará no radar no tão falado “novo normal”. Por exemplo, as empresas que apresentaram gestão positiva e real equilíbrio entre valores e práticas ganharão maior destaque, fator que já se mostra evidente durante a crise.
As marcas que se engajaram em ações de responsabilidade social durante os duros dias marcados pelos altos índices de óbitos e contágios pelo novo coronavírus, tendem a agregar maior valor de mercado e usufruir de melhores resultados quando tudo passar.
Ao contrário das que enalteceram e se pautaram somente por questões econômicas ou foram omissas.
É preciso manter um posicionamento transparente e alinhado com os stakeholders da marca e realizar uma gestão de comunicação eficiente com cada um deles.
Acompanhando todo o cenário, separamos seis dicas para fortalecer a reputação da sua empresa junto ao mercado e ter uma equipe engajada no momento da retomada das atividades:
1. Valorize e cuide da sua equipe:
A satisfação dos funcionários é a primeira régua de avaliação de uma empresa. Estamos vivendo uma crise pandêmica, seja compreensivo e oriente seus gestores a fazer o mesmo!
Se possível, flexibilize ou facilite os horários de trabalho dos colaboradores, considere o home-office como opção, disponibilize orientação e componentes para medidas de proteção e incentive que todos permaneçam vigilantes à saúde física e mental;
2. Estabeleça relação aberta e de confiança com o seu cliente:
Aproveite o momento para posicionar a sua marca de forma humanizada e seja transparente com as possíveis falhas da sua empresa. Por exemplo, atrasou uma entrega? Se adiante ao posicionar o seu cliente sobre o que de fato aconteceu. Dê o devido esclarecimento de forma ágil e mantenha-se empenhado em solucionar o caso rapidamente;
3. Utilize as redes sociais e se comunique com o seu público:
Os perfis corporativos são meios de fácil interação e repasse de informações importantes. Use esses canais durante a pandemia e exponha as medidas positivas que tem adotado na sua empresa e o quanto são benéficas para seus colaboradores, parceiros e clientes;
4. Esteja próximo da assessoria de comunicação:
Esses são considerados profissionais-chave na construção de imagem de uma marca perante a opinião pública. Positivas ou negativas, não importa, compartilhe com a sua equipe de comunicação situações que venham a acontecer dentro da companhia. Eles te ajudarão na condução do processo e ainda vão estimular a geração de mídia espontânea em importantes veículos de comunicação;
5. Apoie ações do terceiro setor:
Além de contribuir para a construção de um mundo melhor e com o bem-estar da sociedade, o que por si só já seria motivo suficiente para aderir, marcas que usam sua força para influenciar positivamente as pessoas e que participam de ações voltadas para as causas sociais, são mais bem avaliadas no mercado, tanto por investidores como por potenciais clientes;
6. Planeje como será a retomada 100% da sua empresa:
Não se iluda! As coisas mudaram e não voltarão a ser exatamente iguais no pós-pandemia.
Os seus clientes, parceiros, colaboradores, concorrentes, todos irão mudar após a crise. Por isso, elabore um plano de retomada que contenha todas as novas necessidades de comunicação que os stakeholders apresentaram e terão que ser atendidas.
Quer mais dicas sobre como preparar a sua empresa para o “novo normal”? Envie-nos uma mensagem e agendaremos uma reunião online. A ADS pode te ajudar neste processo!