Se sua marca fosse uma pessoa, como ela seria?

Se sua marca fosse uma pessoa, como ela seria?

Criar uma brand persona é um passo importante – e fundamental – para humanizar sua empresa. Construir uma brand persona significa desenhar, efetivamente, um personagem que irá dar voz e personificar sua marca.

Isso se dá através de um trabalho onde é definindo o posicionamento e a forma com que a marca irá interagir com seu público no ambiente digital, fazendo com que esse relacionamento seja natural.

A criação desta brand persona vai guiar a estratégia de conteúdo que será usada nos canais oficiais da marca. Com isso, um dos principais objetivos deste trabalho é gerar engajamento, conquistando a identificação do consumidor junto aos seus valores. Um cliente engajado torna-se um promotor da marca.

A diferença entre buyer persona e brand persona

É muito comum os termos causarem algum tipo de confusão para quem está criando uma estratégia de comunicação.

A brand persona é o personagem que dá voz à sua marca para apresentar o conteúdo da empresa e as respostas ao público em todas as plataformas.

Já a buyer persona é a personificação do cliente da empresa. Ela é criada por meio de pesquisas bem elaboradas sobre características, hábitos e comportamentos do público que vai ter interesse nos produtos ou serviços da sua marca.

Quais os passos para construir uma brand persona?

Para construir uma brand persona, é necessário pensar na melhor forma de definir a identidade da marca por meio de uma análise minuciosa de toda a sua história, objetivos, princípios e como a empresa pode aprimorar a experiência do cliente com o produto ou serviço oferecido.

Feito isso, entramos na etapa comportamental e de linguagem que será utilizada no ambiente digital.

O planejamento da brand persona exige alguns pontos importantes. Alguns deles são:

  • Ter a história da marca documentada, como se fosse a timeline de vida de um personagem;
  • Definir qual o tom de voz com o qual a marca normalmente se comunica, para que isso se reflita nos canais digitais;
  • Construir o personagem como se fosse uma pessoa real, com nome, idade, sexo e gostos pessoais;
  • Escolher qual o tipo de linguagem será utilizado para o conteúdo, se será com gírias, jargões regionais, abreviações e uso de emoticons;
  • Entender a melhor maneira de comunicar-se com o consumidor;
  • Saber quais serão as referências que a brand persona irá usar na sua fala.

O mais importante é lembrar-se de sempre utilizar a sua brand persona em todos os meios de comunicação, seja através do site, blog, redes sociais, e-mail, vídeos institucionais e conteúdos de marca.

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