Criar uma brand persona é um passo importante – e fundamental – para humanizar sua empresa. Construir uma brand persona significa desenhar, efetivamente, um personagem que irá dar voz e personificar sua marca.
Isso se dá através de um trabalho onde é definindo o posicionamento e a forma com que a marca irá interagir com seu público no ambiente digital, fazendo com que esse relacionamento seja natural.
A criação desta brand persona vai guiar a estratégia de conteúdo que será usada nos canais oficiais da marca. Com isso, um dos principais objetivos deste trabalho é gerar engajamento, conquistando a identificação do consumidor junto aos seus valores. Um cliente engajado torna-se um promotor da marca.
A diferença entre buyer persona e brand persona
É muito comum os termos causarem algum tipo de confusão para quem está criando uma estratégia de comunicação.
A brand persona é o personagem que dá voz à sua marca para apresentar o conteúdo da empresa e as respostas ao público em todas as plataformas.
Já a buyer persona é a personificação do cliente da empresa. Ela é criada por meio de pesquisas bem elaboradas sobre características, hábitos e comportamentos do público que vai ter interesse nos produtos ou serviços da sua marca.
Quais os passos para construir uma brand persona?
Para construir uma brand persona, é necessário pensar na melhor forma de definir a identidade da marca por meio de uma análise minuciosa de toda a sua história, objetivos, princípios e como a empresa pode aprimorar a experiência do cliente com o produto ou serviço oferecido.
Feito isso, entramos na etapa comportamental e de linguagem que será utilizada no ambiente digital.
O planejamento da brand persona exige alguns pontos importantes. Alguns deles são:
- Ter a história da marca documentada, como se fosse a timeline de vida de um personagem;
- Definir qual o tom de voz com o qual a marca normalmente se comunica, para que isso se reflita nos canais digitais;
- Construir o personagem como se fosse uma pessoa real, com nome, idade, sexo e gostos pessoais;
- Escolher qual o tipo de linguagem será utilizado para o conteúdo, se será com gírias, jargões regionais, abreviações e uso de emoticons;
- Entender a melhor maneira de comunicar-se com o consumidor;
- Saber quais serão as referências que a brand persona irá usar na sua fala.
O mais importante é lembrar-se de sempre utilizar a sua brand persona em todos os meios de comunicação, seja através do site, blog, redes sociais, e-mail, vídeos institucionais e conteúdos de marca.
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