Táticas para prospecção de clientes

Táticas para prospecção de clientes

Apesar das diferentes formas utilizadas para prospectar e atrair clientes para o seu negócio, sempre é importante considerar alguns conceitos importantes para uma boa estratégia, então tome nota de algumas táticas e dicas para aprimorar a prospecção de clientes na sua empresa. 

Construa e entenda o funil de vendas da sua empresa

O funil de vendas pode acabar com a perda de tempo da equipe que passa horas tentando vender algo para alguém que não quer comprar o seu produto. O funil permite otimizar o tempo e aumentar o número de contratos fechados do time de vendas.

De forma geral, um funil de vendas busca compreender as fases pelas quais o seu cliente passa antes de comprar o seu produto. Geralmente, o funil é dividido em três partes, que se associam a diferentes momentos da jornada de compra: topo (consciência), meio (consideração) e fundo (decisão).

Vale lembrar, que dentro de uma estratégia de como prospectar clientes, é preciso criar ações diferentes para cada uma dessas fases, visando sempre levar o cliente do topo ao fundo do funil.

Faça uma lista de potenciais clientes

Assim como não é possível planejar uma festa sem uma lista de convidados, também é impossível prospectar novos clientes sem os seus contatos. Neste caso, a tecnologia contribui através de formulários no site, uso de chatbots para captar e qualificar leads, além dos contatos captados pelas redes sociais, dentre outras estratégias.

Além do uso das ferramentas digitais, é válido fazer uma lista de pessoas que já conhece ou já tiveram algum contato com sua empresa para fazer nova apresentação de seus produtos. Também vale abordar consumidores que já são clientes para apresentar e oferecer novos produtos ou um upgrade no serviço.

Use automação de marketing

Com a lista de clientes em potencial, chegou o momento de entrar em contato com eles. Se os contatos foram captados através de landing pages e formulários, é interessante usar uma ferramenta de automação de marketing para realizar a nutrição desses leads, o que pode ser feito com e-mails ou chatbots, por exemplo.

Através da nutrição de leads, o próprio software de automação de marketing vai indicar quais contatos são qualificados e estão mais próximos do momento da compra. Ou seja, a automação de marketing é uma ótima opção, quando se fala em captação de clientes.

Faça follow-ups

Embora seguir essas dicas não elimine as negativas que a equipe de vendas recebe, elas acabam otimizando o processo de vendas e contribuem para a conquista de novos clientes.

Um funil de marketing e vendas bem construído, uma lista de clientes interessados em mãos e ações de automação de marketing têm o potencial de trazer um volume maior e mais qualificado de vendas.

Uma boa solução para alcançar boa performance em vendas é ter um sistema de acompanhamento, que ajude os vendedores a realizar o follow up, seja por meio de uma lista de e-mail ou um acordo para ligar novamente em alguns meses.

Invista em um contato inteligente para sua empresa

Contatos inteligentes são a união entre chatbots, inteligência artificial e atendimento humano. Eles funcionam em diferentes canais de comunicação e são desenhados para conversar com pessoas de forma amigável.

Os contatos inteligentes, no processo de vendas, podem realizar diversas funções:

  • Realizar o primeiro contato entre a empresa e o consumidor;
  • Captar informações para qualificar leads;
  • Enviar propostas de serviços, ofertas de produtos e promoções;
  • Tirar dúvidas de usuários e realizar o atendimento;
  • Atender reclamações no pós-vendas e garantir o sucesso do cliente.