Tendências do Marketing para 2024

Tendências do Marketing para 2024

Apesar de o avanço da digitalização ser um cenário previsível que vem alcançando patamares exponenciais nos últimos anos, a tendência do marketing pode tomar rumos inesperados no próximo ano.

O motivo é que elas estão diretamente relacionadas à identidade e ao comportamento do consumidor, que mudam com frequência e obrigam as empresas a repensarem alguns conceitos que até então funcionavam perfeitamente.

Para auxiliar os gestores que dependem dessas informações para traçar suas estratégias de marketing e comunicação para 2024, a ADS mapeou as quatro tendências mais expressivas e que devem nortear os resultados dos negócios.

1 – Comunicação alimentada por Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial já é uma realidade, mas, em 2024 deve desempenhar um papel ainda mais significativo na comunicação.

De acordo com o International Data Corporation, a expectativa é que os investimentos globais em IA dobrem até 2024, chegando a mais de US$ 100 bilhões.

Contudo, especialistas alertam para a importância de estabelecer e manter uma comunicação humanizada com o seu público.

Se por um lado as ferramentas de comunicação baseadas em IA, como os chatbots, permitem às empresas interagir 24 horas, 7 dias por semana e em todos os canais, a adoção desenfreada e sem um conhecimento aprofundado sobre o seu público-alvo, pode ter o efeito contrário e descaracterizar os valores e princípios da sua marca.   

Uma pesquisa divulgada este ano pela Opinion Box sobre o futuro do e-commerce a partir do comportamento do consumidor, revelou que, embora o chat seja o canal preferido deles, 88% dos que escolheram essa alternativa também ressaltaram que preferem falar com uma pessoa real.

Ou seja, a combinação entre tecnologia e fator humano continuará a ser a receita de sucesso para implantar uma comunicação transparente, eficaz e assertiva.

2 – Ênfase nos conteúdos audiovisuais

As produções audiovisuais entraram em 99,2% dos 74 milhões de domicílios brasileiros no primeiro semestre de 2023, de acordo com números divulgados pela Kantar IBOPE Media.

Os resultados mostram que este é um formato que veio para ficar e já é considerado um dos mais eficientes nas estratégias de Marketing.

Mas o desafio diante dessa realidade não será apenas o de produzir e transmitir esses conteúdos em massa nas plataformas, e sim encontrar o seu próprio caminho em meio à diversidade de canais existentes, a exemplo do TikTok, Instagram e YouTube.

E não só isso. Será preciso estar preparado para construir conexões e relacionamentos amigáveis e verdadeiros nessas redes.

O primeiro passo é traçar um planejamento de Social Media que esteja alinhado à estratégia de branding da marca e aos objetivos de engajamento em cada canal.

Entregar o conteúdo certo, no tom certo e no momento certo são os fatores chave que vão determinar o alcance e a repercussão das suas publicações nas mídias.

3 – Experiências inesquecíveis

A união do físico e do digital, o chamado “Phygital”, parece ser o ponto perfeito de equilíbrio para levar a experiência do consumidor ao próximo nível.

O Metaverso, que até há poucos anos era algo embrionário, começa a tomar forma e proporcionar momentos marcantes para clientes de grandes marcas.

Pode parecer algo inalcançável para muitas empresas, mas, na prática, é o resultado da combinação de personalização, inovação e conexão com o público.

As possibilidades são muitas, como utilizar os jogos de videogame para que os clientes consigam fazer um “test-drive” do seu produto ou serviço sem sair de casa.

Ou apenas permitir que eles “compareçam” ao seu evento presencial, ainda que a distância. Fato é que os executivos já estão enxergando as experiências híbridas como algo concreto em um futuro próximo.

Inserir essa estratégia no seu Plano de Marketing 2024 certamente irá definir o futuro do seu negócio.

4 – Decisões baseadas em dados

Big Data e Data Driven já estão enraizados no vocabulário corporativo. Isso não se discute, mas qual tem sido o verdadeiro impacto desses conceitos nas tomadas de decisões?

A quantidade de informações extraídas de cada um dos canais em que as empresas estão presentes é imensurável. Sem uma tecnologia de Inteligência Artificial que consiga analisá-las e direcioná-las de maneira adequada para o CRM, pouco ou nada se consegue fazer a partir desses insights.

A figura do Analista de Dados será crucial para transformar dados em ações. Os dados fornecem subsídios valiosos para as áreas, mas se não houver uma interpretação correta e nenhuma mudança a partir deles, será só mais um processo sem propósito.

As tendências dão um norte para onde direcionar os esforços e em que aplicar os recursos, mas somente o conhecimento sobre o seu cliente, seus concorrentes e o seu mercado é que trará resultados sólidos para a sua empresa.

Quer iniciar 2024 tirando esses planos do papel, mas não sabe por onde começar? Conte com o auxílio da ADS, uma agência especializada em Comunicação e Marketing 360º, que tem mais de 50 anos de experiência e centenas de cases de sucesso em seu portfólio.