De tempos em tempos, surge uma nova rede social com a promessa de mudar a forma de comunicação ao redor do mundo. E pelo visto, o TikTok está cumprindo essa promessa.
Ele surgiu “de repente” e, aos poucos, foi conquistando usuários e chamando a atenção também de empresas de diferentes segmentos e portes. O TikTok é, basicamente, uma rede social onde os usuários podem publicar vídeos curtos. Devido aos recursos como efeitos e dublagem, o resultado são vídeos criativos e divertidos, que acabam viralizando.
Após conquistar usuários na China, onde atualmente tem seu maior público, e nos Estados Unidos, foi a vez dos brasileiros se renderem ao TikTok, que também já se tornou um sucesso por aqui. A rede social começou a se popularizar no país em 2019, mas em 2020 houve um “boom” de usuários brasileiros dentro do aplicativo, que passou a chamar a atenção de empresas, além de jovens e influencers.
Conquistando adeptos em todo o mundo, o formato de vídeos curtos do aplicativo mostrou ser um negócio lucrativo também para empresas de diferentes setores, além de chamar a atenção da concorrência, como Meta (antigo Facebook) e Google. Logo surgiu no mercado o Reels, em resposta à popularidade do TikTok e com o objetivo de evitar que usuários migrem da plataforma do Instagram.
Com possiblidade para produzir e compartilhar vídeos curtos, de 15 a 60 segundos, o aplicativo ganhou destaque com vídeos de dublagens musicais, danças e cenas de humor. Mas também é possível fazer um vídeo personalizado e depois inserir os recursos do TikTok para tornar o vídeo mais divertido e atrativo.
Muitos dos vídeos do TikTok acabam viralizando após compartilhamento em outras redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter. De olho nessa oportunidade, muitas empresas decidiram apostar em conteúdos patrocinados dentro da plataforma, onde criam uma Hashtag patrocinada para divulgar seu produto e sua marca através de desafios ou qualquer outro tipo de conteúdo relevante que tenha ligação com seus públicos de interesse.
A Guess, por exemplo, foi umas das empresas internacionais que aderiu à febre TikTok em sua estratégia de marketing e obteve ótimos resultados com suas ações na rede. A marca criou um desafio através da hashtag #InMyDenim utilizada em um vídeo com duas pessoas usando roupas simples que, em seguida, apareciam com o Jeans da Guess, já que a ideia era mostrar a diferença entre o antes e depois. A ideia viralizou e rapidamente muitas pessoas começaram a usar a hashtag e imitaram o vídeo original. Essa estratégia, dentro do TikTok, ultrapassou 10 milhões de visualizações nos primeiros seis dias e a marca ganhou 12 mil seguidores na conta. A boa notícia é que a ferramenta também pode ajudar pequenas e médias empresas a ganhar mais destaque, por isso o TikTok é uma ferramenta que deve ser considerada cada vez mais daqui em diante nas ações e estratégias de comunicação dessas organizações.