Para superar a crise de confiança brasileira e se adaptar ao tempo das redes sociais, as marcas apostam em transparência para conversar com os seus públicos, de acordo com o relatório 2017 da TrendWatching, especialista em análise de tendências mundiais de consumo.
Transparência não é só uma palavra da moda. Quem já entendeu que a maneira de se comunicar mudou e a conversa está no centro dessa transformação saiu na frente.
Mas o que uma conversa transparente tem a ver com transformação digital na área e a comunicação?
A palavra-chave aqui é contexto.
Entender quais são as opções de plataforma onde uma empresa pode estar presente, as ferramentas de análise de dados, possuir tecnologia de ponta é apenas uma parte da questão.
É muito comum as pessoas confundirem ser digital com estar nas redes sociais, ter ferramentas de monitoramento ou ainda apostar em tecnologias como realidade virtual e inteligência artificial.
Uma transformação digital consistente é entender o contexto atual. É se perguntar quais as informações que preocupam o seu público. É entender o que dará confiança para que ele compre seu produto ou serviço.
E o mais importante: qual é o conteúdo que você está oferecendo para ajudar o seu público a tomar decisões melhores?
Entender o contexto ajuda sua empresa a resolver problemas de negócio por meio da comunicação. E é nesse contexto que a transformação digital faz a diferença.
Marque abaixo quais são as ações que sua empresa está fazendo neste momento para entender o contexto em que ela está:
- Tenho um plano estratégico de conteúdo definido, claro e toda a empresa tem conhecimento sobre ele.
- Fiz o mapeamento do perfil de todos os públicos interessados na minha empresa.
- Sei onde o meu público está e sobre quais assuntos eles se interessam
- Consigo ver o que as pessoas estão falando sobre a minha marca e como estou posicionado em relação aos meus concorrentes
- Sei quais são as mídias e canais relevantes para o meu setor na atualidade. Também sei quais são as pessoas e movimentos culturais que estão movimentando a opinião pública sobre os assuntos em que a minha marca está envolvida.
- Procuro entender o que a população está interessada em ouvir e se consigo participar dessa conversa.
- Me preocupo em antecipar crises de imagem que podem prejudicar a minha marca e tenho um plano para gerenciamento dessas crises.
- Minha equipe está envolvida com os meus fornecedores para desenhar o conteúdo oferecido para o público da minha empresa.
- Tenho uma estratégia de mídia eficiente para amplificar de maneira correta a conversa que a minha empresa promove.
- Tenho métricas definidas de forma clara e toda a minha equipe tem conhecimento sobre elas.
Se você marcou menos de 7 itens nessa lista, então está na hora de procurar ajuda para entender como amarrar todas as pontas e colocar a sua empresa no caminho da transformação digital.
Quer saber mais um pouco sobre a gente e como podemos estruturar a comunicação digital de sua empresa?
Vamos tomar um café?