cliente

Você está conectado com seu cliente?

By ADS Comunicação Corporativa

Quem não se lembra com carinho do jingle da Varig criado pela companhia aérea em 1963, que atravessou inúmeras gerações? “Estrela brasileira no céu azul, iluminando de Norte a Sul. Mensagem de amor e paz…”

A Varig não existe mais. No entanto, a campanha foi considerada uma das mais bem feitas da história do Marketing e, devido à boa aceitação do público, foi utilizada pela companhia aérea durante muitos anos em múltiplas versões.

Hoje em dia, as empresas não precisam criar jingles de impacto. Claro, se conseguirem marcar este gol é sempre um reforço. Mas a aposta certa nos dias atuais é o marketing de conteúdo para gerar credibilidade e visibilidade para a sua marca.

Quem tem o objetivo de ter uma comunicação clara, eficiente e que crie, de fato, uma conexão com o consumidor, precisa se colocar no lugar deles e usar criatividade e inovação para uma boa estratégia.

E lembre-se, a conexão com a marca promovida pela campanha pode ser a primeira etapa da jornada de compra do cliente, atraindo o interesse dele para visitar o seu site, conhecer melhor a sua empresa, produto ou serviço e, finalmente, realizar uma compra.

Descubra em quais canais o cliente está

Um ponto importante a que as companhias devem estar atentas é que o novo consumidor está presente nos mais diversos canais, seja nas mídias sociais, no site da sua companhia, como telespectador da televisão ou em outros pontos de contato.

Desta maneira, a sua empresa não deve medir esforços para se comunicar bem com a audiência. A depender do perfil do seu cliente, poderá encontrá-lo com maior facilidade no Facebook, Instagram, Youtube, entre outros canais. Por isso, é fundamental fazer uma pesquisa de segmentação de público antes de iniciar a campanha e levantar dados sobre o seu comportamento.

Crie histórias inspiradoras

Contar a história e a finalidade de um produto ou serviço, trazendo um personagem que gere um laço de confiança, identificação e atinja o lado emocional do consumidor, por meio de uma narrativa envolvente, pode ser uma boa tática de uma campanha de marketing.

Uma boa campanha é aquela que ajuda a memorizar a marca que está por trás. Não basta falar de produto. Propostas de valor ligadas à sustentabilidade e ações sociais impactam positivamente na sua reputação e imagem.

A habilidade de contar boas histórias, a chamada storytelling baseada em depoimentos reais geram uma conexão emocional com a audiência. Procure comunicar histórias humanizadas com personagens envolventes com os quais o seu cliente possa se identificar.

Foi o caso do Banco Itaú. Em 2012, quando a instituição financeira parou de enviar os extratos mensais em papel, criou uma campanha em vídeo em que um bebê dava gargalhadas ao ver o extrato sendo rasgado. A ação, focada em sustentabilidade, teve ampla repercussão e compartilhamento.

Utilize recursos audiovisuais

“Em uma folha qualquer, eu desenho um sol amarelo. E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo. Com o lápis em torno da mão eu me dou uma luva…”. Em 1983, a fabricante de lápis de cores Faber Castell já sabia da importância de criar uma conexão com os consumidores, explorando recursos audiovisuais e uma narrativa atrativa em sua propaganda.

Por mais que o comportamento do consumidor tenha evoluído e os canais de contato tenham sido ampliados, no fim, o que os consumidores esperam é que as marcas demostrem a mesma atenção, carinho e conexão.

Para um exemplo mais recente, a operadora de telefonia móvel Vivo aproveitou a música Eduardo & Mônica, da banda Legião Urbana, para uma campanha viral bem sucedida. A ação mostra a história de um casal, a troca de mensagens e comunicações feita pelo celular e a evolução da relação dos dois ao longo dos anos de uma forma tão cativante, que foi compartilhada por clientes e não clientes milhares de vezes nas redes sociais.

Nesta era em que tudo pode ser compartilhado nos mais diversos canais, qualquer ação que gere emoção no internauta/cliente pode ser propagada de forma rápida e intensa. O risco é gerar uma comunicação que promova insatisfação, o que também pode ter ampla repercussão.

Portanto, conexões efetivas com os consumidores são promovidas a partir do conjunto de ações de Marketing e Comunicação que, integrados, ajudam as empresas a entender as aspirações e dores dos clientes, saber onde eles consomem informações e quais são suas expectativas com as marcas.

Seja relevante para seu cliente e mantenha uma conexão permanente.

E se precisar, busque uma agência de comunicação que trabalhe de forma efetiva para cumprir seus objetivos, com uma equipe qualificada capaz de conectar sua empresa com o público que ela pretende atingir.

Quer saber mais a respeito?