A essência do employee advocacy tem origem no marketing de boca a boca, aquela velha e conhecida prática de indicar um serviço ou um produto durante uma conversa. Ao longo dos anos, com as várias mudanças ocorridas na maneira como as pessoas compram produtos e serviços, a estrutura desse tipo de marketing pautado na indicação mudou e se transformou no Marketing de Defensores.
Um Defensor de Marca é uma pessoa que confia e se identifica com uma marca a ponto de estar disposta a recomendá-la a outras pessoas de forma espontânea. Mas para que uma marca conquiste defensores é necessário que ela construa relacionamentos legítimos com seus públicos: clientes, colaboradores e até mesmo aquelas pessoas que nunca compraram um produto ou utilizaram um serviço, mas que possuem gravada em suas mentes uma impressão tão positiva da marca que são capazes de defendê-la.
Os colaboradores tornam-se defensores da marca quando manifestam publicamente sua paixão pela organização para a qual trabalham, compartilhando positivamente sobre suas experiências e vida profissional, oferecendo um “olhar para dentro”; atuando como especialista ao recomendar os produtos e serviços da empresa; ampliando as mensagens e promoções da empresa, o que aumenta o reconhecimento da marca.
As mídias sociais tornaram-se um componente valioso para um programa de employee advocacy bem-sucedido. As conversas tradicionais de um para um deram lugar a conversas de um para muitos e, até certo ponto, o boca a boca digital se tornou a nova norma. As organizações que percebem o valor do employee advocacy aplicam programas oficiais que possuem diretrizes, recursos e recompensas para os funcionários que participam.
Os benefícios do employee advocacy
Desenvolver uma estratégia de employee advocacy traz inúmeros benefícios:
- A organização se torna autêntica. Quem melhor para falar da empresa do quem a conhece por dentro? A voz do colaborador é poderosa e confiável! As pessoas constroem conexões mais fortes com outras pessoas do que com marcas, e é por isso que elas são mais receptivas aos colaboradores do que à conta da marca. As pessoas tendem a visualizar uma company page ou mesmo a conta de um executivo de nível C da mesma forma que visualizam um anúncio, e é por isso que os colaboradores são um recurso mais influente.
- Quando os colaboradores compartilham mensagens da empresa, eles têm um alcance 561% maior do que as mesmas mensagens compartilhadas por contas de marca, de acordo com a Marketing Advisory Network. A razão para isso é que os seguidores dos colaboradores normalmente não seguem a conta da marca, então os funcionários alcançam pessoas que a company page não consegue atingir.
- O employee advocacy gera valor para a Marca Empregadora. Ele auxilia o RH na contratação porque os seguidores dos colaboradores confiam quando dizem que gostam de trabalhar para a empresa. Uma pesquisa do Glassdoor, conduzida pela The Harris Poll, indica que, ao decidir sobre onde se candidatar a um emprego, 84% dos profissionais dizem que a reputação de uma empresa é importante. E, de acordo com a Marketing Advisory Network, 44,5% das pessoas afirmam ser mais propensas a se candidatar a um emprego que viram seu amigo postar nas mídias sociais do que se vissem a mesma posição em um quadro de empregos.
- As pessoas se sentem mais conectadas à missão da empresa e aos seus empregos, o que ajuda na retenção. Além disso, colaboradores motivados participam ativamente da conquista das metas de negócio e aumentam o Retorno Sobre o Investimento (ROI). As empresas com alto engajamento dos funcionários superaram em 202% aquelas sem engajamento.
- Os colaboradores, por sua vez, ao demonstrarem comprometimento e envolvimento com a empresa para a qual trabalham, fortalecem sua marca profissional, adquirindo maior credibilidade perante o mercado; ampliam seu network, constroem relacionamentos mais profundos com colegas e clientes, e fortalecem suas habilidades, com impacto direto em sua função na empresa e em seu desenvolvimento pessoal e profissional.
Em síntese, uma boa estratégia de employee advocacy aumenta o engajamento dos colaboradores com a missão e as metas da empresa, e complementa sua estratégia de marketing de mídia social, aumentando o alcance da marca, o tráfego e as taxas de conversão.